sábado, 2 de julho de 2011

Crianças, brincadeiras para as Férias

As férias estão chegando e comecei a pensar e separar o material para algumas brincadeiras para esse período. Aproveitei para revisitar as férias dos anos anteriores e veja o que encontrei.

1) Pintura - além de diversão garantida, a pintura a dedo estimula a motricidade refinada na criança o que vai mais tarde auxiliar na aquisição da linguagem escrita.

O que deu muito certo aqui em casa foi utilizar aqueles blocos de flip chart. As folhas são grandes (66 X 96 cm) o que atrais bastante as crianças e evita que pintem o chão. Um bloco que vem com 50 folhas resiste a muitas pinturas, desenhos e colagens.

As tintas, atualmente, são atóxicas, anti-alérgicas e saem com água e sabão. Garanto que aqui em casa não tem parede manchada, nem chão, nem roupas.


Uma sugestão é que as brincadeiras sejam acompanhadas de boa música infantil. Olha o aparelho portátil ali no chão.


Compro os tubos de tintas grandes, disponibilizo em porções. Para isso utilizo os potinhos de tinta vazios. Fica mais econômico.

Os potinhos de tinta vazios também  podem ser utilizados como depósitos para as misturas (as crianças adoram inventar e descobrir cores).


Quando a criança fica maior começa a gostar do pincel.

2) Massinha - outra brincadeira básica que diverte, estimula a criatividade e a motricidade refinada que mais tarde auxilia na aquisição da linguagem escrita.

Com massinhas de cores variadas e alguns olhinhos comprados na papelaria fizemos uma fazenda com muitos bichos.






Essa brincadeira pode ser acompanhada pelo CD A Arca de Noé - Vinícius de Moraes

A brincadeira de massinha também pode se transformar em uma festa de aniversário de boneca com direito a brigadeiro, cachorro-quente, bolo e muito mais.

 
As massinhas podem ser feitas em casa

O que utilizar:
4 xícaras de farinha de trigo,
1 xícara de sal,
1 e meia xícara de água,
1 colher de (chá) de óleo
Tintas guache de várias cores.

Como fazer:

Em uma tigela, misturar todos os ingredientes, amassar com as mãos até ficar boa para modelar (essa parte as crianças adoram). Dividir em partes e acrescentar um pouco de tinta, utilizar uma cor para cada parte, e amassar mais um pouco (se ficar mole é só acrescentar mais farinha até dar o ponto). Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.

Fonte:  http://inventandocomamamae.blogspot.com/2011/07/brincadeiras-para-as-ferias-parte-1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário