ALÉM DE PREOCUPAR-SE COM A SEGURANÇA  DAS CRIANÇAS, É PRECISO LEMBRAR QUE ELES PRECISAM DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS, MESMO COMENDO AINDA MAIS NESSA ÉPOCA
Criatividade na hora de preparar os pratos faz com que as crianças se divirtam também na hora da alimentação
Janyne Godoy
Muitas mães  e vovós que costumam ficar com a criançada nessas férias já não sabem o  que fazer para agradar os pequenos na hora do lanche, nem mesmo  entendem de onde vem tanta energia e disposição para as brincadeiras.
Além de preocupar-se com a segurança das crianças,  é preciso lembrar que eles precisam de alimentos saudáveis, ainda mais  porque, estando em casa, a tendência é comerem ainda mais.
Segundo a nutricionista Reila Castaldeli, nas férias,  para que as crianças se alimentem de forma saudável, é preciso oferecer  principalmente alimentos que sejam fonte de energia, como, por exemplo,  pães, mel, cereais, arroz e mandioquinha. "Esses alimentos são  indispensáveis, já que neste período as crianças costumam brincar  bastante, fazer mais atividades e, consequentemente, acabam gastando  mais energia", explica.
Reila ainda afirma que as crianças precisam ingerir  bastante líquido durante este período, como água, sucos, água de coco e  frutas mais úmidas. "As mães devem evitar oferecer doces, refrigerantes e  alimentos industrializados, como por exemplo hambúrguer, salsicha,  linguiça em excesso, pois são altamente calóricos, ricos em açúcares,  gorduras, além de sódio", informa.
É importante que não faltem no cardápio delas: frutas,  sucos naturais, iogurte, cereais, de preferência sem serem açucarados,  vitaminado de frutas, água de coco. "Se ela gostar, é uma ótima forma de  repor os eletrólitos, também dá para bater com sucos", sugere a  nutricionista, "sem se esquecer do básico: arroz, feijão, hortaliças e  um tipo de carne", alerta.
Para as crianças, algumas dicas de lanche sugeridas pela  nutricionista são: bolos simples sem recheio ("se feitos com frutas  seria ótimo, como por exemplo bolo de banana, abacaxi ou acrescido de  fibras, como aveia"); vitaminado de frutas, sucos de fruta natural,  iogurte, torta de legumes ("atum ou frango com cenoura ralada, brócolis,  tomate, escarola são hortaliças que combinam bastante"); lanches tipo  natural ("esse é fácil de preparar e todos comem: pão com algum tipo de  hortaliça, como tomate, cenoura, alface, mais um queijo ou requeijão").  "A salada de frutas também é uma opção excelente e barrinha de cereais é  lanche rápido, que vale a pena oferecer, pois além disso é rica em  fibras", informa.
Para que as refeições fiquem mais atrativas, as mães  devem deixar os pratos bem coloridos, podendo até brincar com os  alimentos. "Fazer carinha, boquinha, cabelinho no prato, assim elas  ficam variadas, saudáveis e diferentes, facilitando assim a aceitação  alimentar", afirma.
Para a nutricionista, nas férias, além de se alimentarem  bem, as crianças devem aproveitar para ficar mais ativas, gastar  bastante energia, o que ajuda a evitar um dos grandes problemas infantis  atuais: o excesso de peso.
 

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário