quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Quando os personagens da infância crescem


Enquanto os dois conhecidos casaizinhos Luluzinha e Bolinha e Mônica e Cebolinha trocam beijinhos nas versões adolescentes de suas revistas, uma leitura adulta chama os Smurfs de totalitários e antissemitas

Seguindo exemplo da Mônica e do Cebolinha (que em sua versão adolescente prefere ser chamado de Cebola), Luluzinha e Bolinha também trocaram um beijo na edição especial do 2º aniversário da revista “Lulu Teen e sua Turma”, que chegou ontem às bancas, véspera do dia dos namorados. Nesta edição, os dois personagens, que também não se davam muito bem na infância, deixam de lado as implicâncias e no jogo virtual Vida 2.0, criado por Aninha e cujo objetivo é realizar o sonho dos usuários, se beijam. Resta saber quando é que o casal vai se beijar também no mundo real.
Enquanto esses famosos personagens infantis começam a crescer através de experiências inocentes, outros estão sendo acusados de coisas sérias, como a promoção do totalitarismo e nazismo. É o caso dos Smurfs, os seres azuis de gorros brancos criados pelo ilustrador belga Peyo, que foram chamados de racistas, totalitários e antissemitas no livro Le Petit Livre Bleu, de Antoine Buéno, lançado dia 2 de junho, na França.
Não é a primeira vez que se diz algo do tipo sobre os seres azuis. Entre as teorias levantadas, está a de que os Smurfs, que vivem em casas de cogumelos, são apenas uma alucinação do bruxo Gargamel. Outra, já afirma que os Surfs faziam parte de campanha pró-comunista, sendo um dos indícios o próprio nome Smurf, que seria um sigla para “Small Men Under Red Force” (Pequenos homens sob Forças Vermelhas).
Alguns fãs podem ficar desencantados com essas versões amadurecidas de seus personagens favoritos na infância, outros podem torcer o nariz para visões adultas sobrepostas em histórias aparentemente inocentes. Mas o que se pode concluir disso tudo é que, por mais que desenhos não envelheçam sozinhos, eles também podem crescer junto com seu público.
PublishNews - 07/06/2011 - Gabriela do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário